+86 15093323284

 Longgang,ShenZhen, CN

16 Razões Para Você Optar Pelo Novo Retevis RT73

16 Razões Para Você Optar Pelo Novo Retevis RT73

Após seis meses de seu lançamento, o mini rádio móvel Retevis RT73 se popularizou eestá cada vez mais presente nos shacks - seja pelo tamanho pequeno (ultracompacto),potência, versatilidade e robustez e mais uma gama de recursos e funcionalidades.Conheça agora pelo menos 16 razões para você pensar nele como “próxima aquisição”!

Detalhes do painel frontal do Retevis RT73 funcionando com o hotspot – Estação DMR de PP7CJ (imagens: autor)

                                Painel frontal do RT73

1. Modos Dual de fácil acesso e Espera Dupla 100% configuráveis

É, “tamanho deixou de ser documento”: Alterne instantaneamente entre os modos Digital & Analógico no RT73. Você pode atribuir/configurar teclas de acesso rápido e mudar entre Analógico/Digital, tornando a seleção Dual Mode extremamente simples.

Dual-band: Em VHF o Retevis RT73 vai de 136 a 174MHz com 20 Watts de saída. Em UHF vai de 400 a 480MHz – detalhe: possui Modo de Espera Dupla configurável (“dual watch”) em ambas as faixas (sim, ele possui recepção dupla, evocê ainda pode escolher um prioritário dentre nada menos que 4.000 (quatro mil) canais disponíveis. De quebra: tem GPS e APRS embutidos e permite, ainda, programação de Talk-Groups temporários.

2.Recepção mista.

É isso mesmo. Analógica, digital e simultânea. Desfrute desse utilíssimo recurso, simplesmente selecione “Receber A&D”; “Transmit-Analog” ou “Digital” via software de programação.

Configuração da recepção “mista” e exibição no display do RT73.

3. Não ocupa espaço no shack. Mesmo.
Dimensões mínimas – figurando na categoria dos ultracompactos – peso-pena (só 920g); excelente dissipação térmica (inclusive com um ultrasilencioso cooler traseiro) e um design muito convidativo para instalação móvel (aproximadamente 12cm x 4,5cm x 8cm (L x A x P)

  •                            RT73 montado em gabinete no painel frontal.

4.Agora em junho...lista com trezentos mil contatos

É, além de módicos 4.000 canais, permite importação de 300.000 (trezentos mil) contatos DMR. Em recepção, exibirá informação completa dos contatos na tela. Se
preferir, confira e baixe contatos DMR neste link:https://www.ailunce.com/ResourceCenter/

                           RT73: Miudinho… mas“invocado!”.

5. Saída de áudio frontal, via handy-mic ou combinada*

Excelente áudio (0,5W) não somente a partir do alto-falante frontal, mas também do alto-falante do microfone (melhor distribuição do áudio em ambiente ruidoso).
Você pode selecionar áudio tanto somente a partir do alto-falante (desfrutando da diretividade frontal), pelo alto-falante do microfone de mão… ou ambos! *Dica:
usando o áudio simultâneo do alto-falante + microfone, você reduzirá sensivelmente o nível de volume (1 ou 2 no máximo!), dada a excelente distribuição sonora propiciada por essa combinação.

Menu de configuração do áudio: desligado; alto-falante frontal; microfone de mão ou combinado.

6. Também tem Rádio FM

Com a migração das AMs para a faixa de FM...eis aqui um bom recurso: ative a função Rádio FM broadcast. Selecione a 2a tela (veja abaixo) a partir do menu edepois clique em “Appendix”. FM é um dos submenus disponíveis.

7. GPS e APRS

Função GPS completa e eficiente. A atualização do firmware de junho/2021 (FW20210609) implementou, também, APRS analógico e digital (com novo ícone etudo). Antes de configurar o APRS no seu RT73, certifique-se de haver atualizado o firmware. Ah, o RT73 já vem com antena GPS encurtada.

                             Exemplo de tela de configuração do GPS/APRS no RT73.

8. Duzentas horas de gravação

Se quiser, você pode gravar 200 horas (duzentas horas) de áudio no RT73 (comopção de selecionar transmissão/recepção):

9. Excelente operabilidade via hotspot DMR

Combinação perfeita com seu hotspot DMR – use um powerbank e desfrute realmente de liberdade de operação em qualquer lugar; obtenha e reporte previsão climática e predição meteorológica; mantenha-se conectado aos TG´s e não perca nenhuma rodada ou QSO - o RT73 foi projetado para máxima portabilidade: tudo junto e à sua disposição – sem depender de condições de propagação desfavorável, por exemplo. 

Estação DMR com hotspot operando alimentado por “powerbank” – muitos dias deoperação ininterrupta (consumo ínfimo).
Apenas para ilustrar, um powerbank de 15.000mAh chega a alimentar um hotspot por praticamente uma semana (uso constante)

Coordenadas WX (formato SMS) – mais um recurso excepcional do RT73.

10. Teclas multifunção e configuráveis

Possui 7 teclas - P1, P2 e P3 no painel superior/gabinete e P1; P2; P3 e P4 nomicrofone de mão – 100% configuráveis: programe atalhos para aumentar/diminuir o volume, mudar de zona/canal, abrir/fechar o squelch, aumentar/diminuir potência de saída, etc.

Na prática, você tem o tipo de atalho ou função que você preferir – e o que émelhor: programado na tecla que você quiser. Todas as 7 teclas são multifunção (toque curto ou longo, disponibilizando nada menos que 14 combinações para atalhos diferentes).

Parte superior do RT73 e detalhes do microfone de mão.

11. Programação rápida de chamada temporária

Quando você estiver no menu de contatos e se quiser permanecer conectado em qualquer TG ou contato privado, configure um direcionamento temporário da sua transmissão (para onde você quiser), bastando simplesmente acionar o PTT.

12. Função Roaming

Através do software de programação, você pode adicionar, por exemplo,repetidores (os quais pretende acionar ou escutar enquanto estiver emdeslocamento). Supondo que existam 3 repetidores na sua rota – basta acionar a função roaming - o RT73 automaticamente mudará o canal para o repetidor cujo sinal seja mais forte e esteja mais próximo de sua localização:

13. Arrefecimento silente/controlado por temperatura

O RT73 possui gabinete com genial design (priorizando ergonomia e operabilidade e propiciando excelente dissipação térmica): Na parte traseira, está equipado com cooler controlado por temperatura, e que atua conforme o calor gerado pela CPU. Este recurso reduz o ruído (você não escuta o “assobio combinado com barulhinho de turbina de avião”, característico dos coolers menores, e ainda economiza energia – use uma bateria de motocicleta ou no-break, por exemplo, e tenha horas de autonomia!

Detalhe do painel traseiro do RT73: Note a proporção do equipamento e os conectores (UHF e GPS/APRS). Nas laterais, alças metálicas para fixação do suporte móvel com inclinação regulável (acompanha o rádio) - centro: cooler/arrefecimento forçado – 100% silencioso.

14. Microfone de mão magnético

Pura comodidade: o “handy-mic” do RT73 vem equipado com um potente ímã decortesia, exatamente para você não ter que se preocupar mais em catar o suportepara apoiar o mic quando não o estiver usando: fixe-o comodamente em qualquer superfície metálica, e estará sempre pronto para atender a uma chamada! Comodidade e praticidade total.

15. Facílima atualização de firmware

A Retevis lança, constantemente, atualizações do firmware, corrigindo, otimizando e implementando cada vez mais recursos e funcionalidades no RT73: Só neste anode janeiro a julho (na data de redação deste artigo), já foram quatro atualizações
FW, a saber:
- 28/01/2021: introduzindo a função “dual watch” e outras otimizações);
- 27/03/2021: disponibilizando ajustes para APRS Analógico e Digital e outras melhorias);
- 29/03/2021: melhorando a exibição entre Banda A e Banda B e ajustes APRS);
- 10/06/2021: expandindo de 200.000 para 300.000 contatos; corrigindo atraso no relógio/APRS; adicionando ícone APRS e outras melhorias. Para atualizar o FW do seu RT73, basta acessar eventualmente https://www.ailunce.com/blog/How-to-upgrade-Retevis-RT73-firmware, baixar os programas disponibilizados (em formato .zip): descompacte, execute, coloque o
rádio em modo programação, conecte o cabo e atualize!

Última Versão FW disponível em https://www.retevis.com/RT73-Mini-GPS-DualBand-DMR-Mobile-Radio#A9203A

16. Canal de Suporte Retevis

Em caso de problemas, reporte à Retevis (através do site) e a equipe tentará suporte da melhor maneira possível. Acompanhe as atualizações do FW e usufrua dos novos recursos e melhorias implementados. Caso necessite de suporte técnico, envie um e-mail para info@ailunce.com ou procure no Facebook.
Espero que estas dicas sejam úteis na sua estação!
Compartilhe – socialize – divulgue!
Do Radiofarol, o radioabraço de sempre!
Crezivando Junior (PP7CJ)
Maceió – Alagoas – BRAZIL


    Leave a comment